quantitativo qualitativo
RESUMO
Este artigo descreve as características dos métodos qualitativos e quantitativos visando diferenciar os dois métodos de trabalho suas vantagens, desvantagens, pontos positivos e pontos negativos. Identificando a melhor adequação de cada um, considerados o objeto do estudo e sua aplicabilidade nos diferentes momentos da investigação. Por fim, evidencia a existência de preconceitos e falsos dilemas no debate sobre os métodos e propõe a superação da incomunicabilidade entre pesquisadores qualitativos e quantitativos.
Palavras-chave: Métodos qualitativos. Métodos quantitativos. Dicotomia
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do estudo visa descrever os métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo suas características, semelhanças e descobertas para uma melhor elaboração de um trabalho científico (paper).
2 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA QUALITATIVA.
As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou, seja estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Como assinalaram Massotti e Gewandznajder (2001, p.150):
O fato de que, na pesquisa qualitativa, o detalhamento prévio exigido é menor e não deve permitir a conclusão de que a proposição do problema se converte em uma tarefa trivial. Na realidade, esta é a etapa mais difícil e trabalhosa do planejamento de uma pesquisa, exigindo do pesquisador muita leitura e reflexão. No entanto definido o foco inicial, a decisão sobre os demais aspectos da pesquisa fica extremamente facilitada.
Determinam à compreensão como ponto de partida para a construção de teorias, analisando estruturas complexas e aspectos subjetivos, atingindo motivações não explicitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. “[...] trata-se de reduzir a distância entre o indicador e o indicado, entre a teoria e os dados, entre o contexto e a ação” (MAANEN, 1979, p.520). Apontam acontecimentos e conhecimentos cotidianos como elementos da