Crianças invisiveis “bilu e joão”
RENATA MODESTO SOARES
CRIANÇAS INVISÍVEIS “BILÚ E JOÃO”
VÁRZEA GRANDE - MT
2012
renata modesto soares
CRIANÇAS INVISIVEIS “BILU E JOÃO”
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Trabalho Interdisciplinar Individual. 3º Semestre.
Orientadores: Giane Albiazzetti Maria Ângela Santini Paulo Aragão Sérgio de Góes Barboza
Várzea Grande-MT
2012
Introdução
O filme “Crianças Invisíveis“ foi um projeto que contou com o apoio da UNICEF. São 07 histórias diferentes, de 07 países com 07 realidades, com o objetivo de mostrar a terrível e dura realidade na qual as crianças vivem hoje. A história produzida no Brasil, “Bilu e João”, mostra o cotidiano de dois irmãos que vivem em uma favela e que se divertem enquanto fazem pequenos bicos, recolhendo papelão, latinhas de alumínio e outros objetos recicláveis para ajudar no sustento da família.
Reportagem:
Reflexão sobre crianças
No Estado de Mato Grosso há um número lamentavelmente de meninos que vivem na rua, sobretudo em Cuiabá, Várzea Grande e nas principais cidades do interior.
A realidade sobre as crianças em Mato Grosso é dolorosa, a exemplo do que acontece no Brasil como um todo. Não há números oficiais nem confiáveis sobre esse cenário no âmbito mato-grossense. No entanto, em Cuiabá, é possível vê-las maltrapilhas, pés no chão, sob as marquises, nos cruzamentos limpando para brisas de automóveis, andando em pequenos grupos durante o dia e até na madrugada, no entorno da rodoviária e de outros pontos