Crianças invisíveis bilú e joão
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
CRISTIANE SIQUEIRA ELIZIÁRIO
CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO
Goiânia
2012
CRISTIANE SIQUEIRA ELIZIÁRIO
CRIANÇA INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do terceiro período.
Profs.: Maria Ângela Santini, Paulo Aragão, Giane Al., e Sergio de Goes Barboza
Goiânia
2012
INTRODUÇÃO
Esta atividade interdisciplinar tem como objetivo proporcionar ao aluno a reflexão crítica acerca da sociedade capitalista, sobre as desigualdades sociais, desigualdade de direitos, e as diversas expressões da questão social.
CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO
O vídeo “Crianças Invisíveis Bilú e João” faz parte de um conjunto de sete curtas-metragens de diretores diferentes, gravado em locais diferentes, abordando diversas facetas de problemas envolvendo crianças, seja violência, pressão psicológica, trabalho forçado, pobreza etc. Cada diretor contribui com seu ponto de vista, gerando um longa-metragem interessante que destinou os seus lucros à UNICEF, ao Programa Alimentar da ONU e à Cooperação Italiana para o Desenvolvimento. A ideia é dar luz àquelas crianças que, ou não vemos (o que é muito raro), ou fingimos não ver. No vídeo ambientado na capital de São Paulo, duas crianças, Bilú e João, saem pelas ruas barulhentas e movimentadas buscando lixo – dentre latinhas, papelão e qualquer tipo de tralha – para levar a um depósito que os recicla, pagando pequenos valores às crianças dependendo do quanto e do que conseguem apanhar. O vídeo demonstra claramente