Hermenêutica contribuições na educação
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História- HID 0222 – Prática do Módulo 2
18/06/12
RESUMO
Este trabalho vem ilustrar os debates acerca da utilização da Hermenêutica como meio de compreensão do desenvolvimento humano no setor da educação. O presente Paper não tem preocupação com o aprofundamento teórico sobre o tema, neste sentido, apresenta um estudo de caso, em que a educação busca apoio na interpretação Hermenêutica.
Palavras-chave: filosofia, hermenêutica, educação
1 .INTRODUÇÃO Este trabalho obstina-se a elucidar a importância da utilização do modo filosófico de pensar o mundo, dizendo que a hermenêutica pode oferecer uma contribuição valiosa às ciências humanas e também para a educação, sobretudo na medida em que permite um autoesclarecimento de suas bases teóricas e de suas contradições, e uma revisão dos limites das regras metodológicas impostas de forma única e definitiva como aparecem na pedagogia tradicional-cientificista. Faz uma aproximação reflexiva da educação a partir de suas possibilidades compreensivas reforçando que a educação é por excelência, o lugar do diálogo, portanto da palavra e da reflexão que ultrapassa a apropriação dos conhecimentos para nos conduzir a formação pessoal. Desde que podemos dizer a palavra, estamos em constante conversação com o mundo, instaurando a possibilidade de educar.
2. UMA COMPREENSÃO DA HERMENÊUTICA
A hermenêutica pretende recolher o sentido do discurso. Até que ponto é possível ou através de que se pode captar e recolher o “sentido do discurso”? A hermenêutica situa-se na existência da linguagem, é nela e por ela que se processam os significados. Porém a linguagem não é o único instrumento de manifestação da existência, isto é, o discurso é uma forma de manifestação do ser, mas nem por isso é a única