Crianças invisíveis bilú e joão
MÁRCIA DA LUZ VIEIRA ALEXANDRE OLIVEIRA
CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO
Goiânia
2012
MÁRCIA DA LUZ VIEIRA ALEXANDRE OLIVEIRA
CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina interdisciplinar.
Prof. Maria Ângela Santini, Paulo Aragão, Giane Al., eSergio de Goes Barboza
Goiânia
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................. 04
CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO.............................................. 06
CONCLUSÃO................................................................................... 10
BIBLIOGRAFIA ................................................................................ 11
INTRODUÇÃO Esta atividade partiu da análise do vídeo “Crianças invisíveis Bilú e João” e teve como objetivo proporcionar uma reflexão crítica acerca da sociedade capitalista sob o ponto de vista das desigualdades sociais, desigualdades de direitos e as diversas expressões da questão social.
Além do vídeo, foram levantadas informações para direcionar as discussões sobre o assunto e construir um texto que retrate o contexto social das crianças pobres no Brasil no que diz respeito ao trabalho infantil e consequente evasão escolar.
Foram levantadas pesquisas bibliográficas que embasaram as discussões e ofereceram uma visão acadêmica do contexto estudado, mostrando, dentre outras coisas, que cuidar da infância e da juventude é uma missão de todos personalizada no papel do Assistente Social em parceria com os órgãos públicos.
As desigualdades sociais são entendidas como questão social no momento em que as questões sociais são percebidas por seus reflexos na vida das pessoas: miséria, exclusão, falta de oportunidades, privação de direitos e falta de dignidade.
Nas grandes cidades a massa populacional