O profissional de comércio exterior
O Profissional de Comércio Exterior
Introdução
O comércio exterior passou a ser foco da atenção da sociedade a partir da década de 90, quando o governo brasileiro abriu as fronteiras econômicas do país. Ainda naquela época, o avanço do comércio exterior fez com que o comércio internacional fosse acessível a todos, fazendo com que o profissional dessa área fosse cada vez mais valorizado. Ainda em 1990, foi instituida a nova Política Industrial e de Comércio Exterior que extinguiu a maior parte das barreiras não – tarifárias herdadas. Definiu-se um cronograma de redução das tarifas de importação, de 1990 a 1994, onde ao final do período a tarifa máxima sera de 40%. Em 1995, com o Plano Real já em vigor e as políticas de integração do Mercosul em andamento, a condução da política de importações passou a se subordinar aos objetivos da estabilização de preços e proteção dos setores mais afetados pela recente abertura.
O Departamento de Comércio Exterior O que deve ficar claro é que o departamento de Comércio Exterior é o meio em torno do qual está todo o processo de internacionalização, dessa forma, as pessoas chave da empresa devem entender as razões que levam a empresa a exportar e a criar o departamento de exportação, a necessidade de pessoal especializado e em constante atualização para desenvolver suas atividades e alcançar uma maior qualidade das exportações.
O Profissional de Comércio Exterior O Profissional de Comércio Exterior é o indivíduo que atua diretamente nas relações de
Comércio Internacional, bem como na análise das situações e novas tendências de mercado, como para o planejamento do comércio de produtos e serviços com outros países.
A título de exemplo, em uma operação de comércio exterior, ou seja, num processo de transferência de mercadorias entre o importador e exportador, podemos considerar quatro aspectos importantes: o negocial, o logístico, o cambial e o fiscal. Assim, percebe-se que o