Vantagens e desvantagens de paredes de concreto moldadas in loco
6.1. Vantagens
Alta produtividade: Com a velocidade de execução, a mão de obra e a reutilização de formas obtém-se uma alta produtividade.
Custo global competitivo: O custo é competitivo se for visto em alta escala. Pois o custo das formas não é baixo, mas como é reutilizável o gasto nas formas será diluído na quantidade de obras, obtendo assim uma vantagem no custo.
Execução simultânea da estrutura de vedação: Está vantagem é porque todas as instalações hidráulicas e elétricas podem ser embutidas na parede.
Sustentabilidade: O desperdício de mão-de-obra com retrabalhos e atividades não produtivas, bem como de materiais, pedaços de madeira, pregos e resíduos diversos são substituídos pela execução planejada, padronizada e com grande qualidade final. A utilização de fôrmas reaproveitáveis, que não geram entulho, e de recursos industrializados resultam em um maior controle do impacto ambiental da obra.
Desempenho normalizado: Material resistente e durável, o concreto é um dos principais elementos do sistema. Para oferecer uma solução segura e adequada às necessidades do construtor brasileiro, diferentes tipos de concreto foram testados e aprovados nos mais renomados laboratórios e institutos de pesquisa. Todos os testes foram realizados sob o rigor da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575. Os ensaios realizados com base nesta norma levam em consideração itens como desempenho térmico, desempenho acústico, resistência a impacto, permeabilidade da superfície (COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO, 2012).
Qualidade: A qualidade final de uma obra está diretamente ligada aos materiais utilizados, aos métodos de execução e ao controle tecnológico que se faz, desde a produção dos insumos até sua aplicação. Neste sistema, a qualidade é garantida pelo uso de fôrmas com grande precisão dimensional, materiais com produção controlada (concreto, aço e tela), atividades planejadas e não artesanais, potencializando a produção dentro dos requisitos de qualidade