PAREDE DIAFRAGMA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
PAREDE DIAFRAGMA
Itapeva – São Paulo – Brasil
SOCIEDADE CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
PAREDE DIAFRAGMA
“Trabalho apresentado para obtenção de nota de trabalho na matéria de Estruturas de Concreto II no curso de engenharia civil da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva como parte das atividades a serem realizadas no semestre”.
Maio/2014
Itapeva – SP
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as etapas para a confecção de paredes de contenção, dando ênfase em paredes de diafragma, criando parâmetros para a sua escolha e metodologia de execução .
INTRODUÇÃO
A contenção é uma estrutura que interage diretamente com o solo. Seu projeto é condicionado pelos deslocamentos do solo e as cargas que gera na estrutura. Estruturas de contenção são muito utilizadas para subsolos de edifícios, projeto de estradas, de pontes, de metrôs, de saneamento, entre outras.
Os fatores que influenciam a escolha do tipo de estrutura mais adequada são: as dimensões da escavação (profundidade, largura e comprimento); as propriedades do solo na região; a sequência imposta pelo método construtivo; sobrecargas devidas ao trânsito local e aos equipamentos utilizados na obra; o regime do nível de água, quando presente na escavação; o tipo de escoramento; a presença de utilidades e edificações vizinhas; o clima (principalmente a temperatura nas estroncas); o tempo de construção (tanto de escavação, quanto de instalação do escoramento); técnicas construtivas e equipamentos disponíveis; experiência profissional e prática local; e disponibilidade financeira (TACITANO, 2006).
As paredes-diafragma são painéis de concreto, geralmente armado, pré-fabricados ou moldados in loco com a função de contenção em