Desenvolvimento econômico local
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 2
2.1 Reestruturação Capitalista e a Crise dos Estados Nacionais 2
2.1.1 Politicas Brasileiras para o Desenvolvimento Local 2
2.1.1.1 Vocação Econômica Local 2
2.1.1.1.1 Opinião da Autora e Opinião Divergente 2
4 CONCLUSÃO 3
REFERÊNCIAS 4
INTRODUÇÃO
O conceito de Desenvolvimento Local Sustentável surgiu como um novo paradigma de desenvolvimento que começou a amadurecer a partir da década de 70 e consolida-se e oficializa-se como proposta dominante propõe a revisão do modelo economicista e fundamenta-se na descentralização das decisões e no estímulo à participação dos atores sociais na definição dos rumos econômica e social do território ao qual pertencem. A indução do desenvolvimento local é uma estratégia de antecipação da mudança e instalação de processos de reestruturação econômica e social. É uma política feita de e para o âmbito local. Baseia-se em novas formas organizativas substancialmente diferentes das políticas de desenvolvimento tradicionais. São políticas que deveriam ser, essencialmente, políticas públicas. A questão do desenvolvimento, tanto local quanto regional e nacional, tem sido tema de discussões em diversas áreas do conhecimento, todas debatendo e trazendo à tona teorias e pressupostos do desenvolvimento em suas diferentes dimensões.
O propósito do desenvolvimento econômico local é construir a capacidade econômica de uma determinada área para melhorar sua perspectiva econômica e a qualidade de vida de todos. Este é um processo pelo quais os parceiros públicos, o setor empresarial e os não governamentais trabalham coletivamente para criar condições melhores ao crescimento econômico e geração de emprego.
2.1 Reestruturação Capitalista e a Crise nos Estados Nacionais
A partir da década de 1970 a reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais influenciaram nos rumos dos processos de desenvolvimento do Brasil e do mundo inteiro. Seja