Etica na escola
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS – DEBI
ÉTICA NA ESCOLA: A DIFERENÇA QUE FAZ DIFERENÇA. (JULIO GROPPA AQUINO).
O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA. (MARIA VICTORIA DE MESQUITA BENEVIDES).
Por:
Joziene Souza Rocha
Resenha apresentada ao professor Anderson de Carvalho, na disciplina Escola, Violência e Direitos Humanos, como um dos requisitos para a avaliação do II semestre do curso de Pedagogia.
Itapetinga-BA
Fevereiro/2012
Ética na escola: a diferença que faz diferença.
O desafio da educação para a cidadania.
Joziene Souza Rocha
AQUINO, Julio Groppa – Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. _ São Paulo; Summus, 1998.
Julio Groppa Aquino, professor da Faculdade de Educação da USP, autor de Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relação professor-aluno (1996), e organizador/co-autor das coletâneas Indisciplina na escola (1996), Sexualidade na escola (1997) e Erro e fracasso na escola (1997) editadas pela Summus. E-mail: groppaq@usp.br
BENEVIDES, Maria Victória de Mesquita _ Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas/ Coordenação de Julio Groppa Aquino._ São Paulo: Summus, 1998.
Maria Victória de Mesquita Benevides, socióloga, professora titular da Faculdade de Educação da USP, diretora da Escola de Governo e membro do Conselho da Cátedra UNESCO-USP de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância. Escreveu, dentre outros livros, A cidadania ativa (Ática, 1991).
Julio Groppa Aquino aborda em seu trabalho sobre a Ética na escola, a escola atual, as novas exigências e novos impasses. O texto está estruturado em quatro grandes recortes temáticos que são: o recorte institucional, o de caráter ideológico, outro voltado à definição legal e por fim o recorte teórico.
No primeiro momento Aquino, ao abordar sobre o recorte