Etica na escola
A ética na educação acontece quando os valores no conteúdo e no exercício no ato de educar são valores humanos. Ao ingressar no campo da ética no ensino escola, as atividades persecutórias esbarram-se em limitações, não sendo totalmente livres para agirem. Deve haver respeito coma individualidade e a realidade posta a cada aluno. Como também coma realidade de cada sociedade. A família, instituições sociais, a presença constante do meio de comunicação e a religião, desempenham um papel de formação moral e no desenvolvimento de atitudes ou bem como desenvolve e influenciam o mesmo.
A escola, como uma instituição pela qual espera-se que passem todos os membros da sociedade, coloca-se na posição de ser mais um meio social na vida desses indivíduos. Também ela veicula valores que podem convergir ou conflitar com os que circulam nos outros meios sociais que os indivíduos freqüentam ou a que são expostos. Deve, portanto, assumir explicitamente o compromisso de educar os seus alunos dentro dos princípios democráticos. No entanto, hoje em dia as escolas não estão mais preocupadas na formação de ética e moral e sim dão prioridade a demais circunstâncias, conclui-se então que esquecem a formação do aluno, que é o mais importante e que á levará para a vida toda. Ética na educação tem como objetivo formar um indivíduo consciente de seus deveres e direitos dentro de uma sociedade.
Para um convívio regular entre as sociedades sempre se exigiu um comportamento que, ao longo da história se baseia nas leis estabelecidas nos pólis gregos e mais tarde, na idade média, baseadas em leis estabelecidas com fundamentos no Cristianismo. Isto para proporcionar uma margem de respeito mútuo e a sí próprio, havendo assim a responsabilidade inerente de se repassar esses padrões a gerações futuras, que através de instituições de ensino são dadas as bases para a adaptação na sociedade atual. Dando-se assim a ética na educação e consistindo nesse objetivo de formação