Infecção hospitalar
A infecção é causada por micro-organismos ou micróbios (organismos vivos invisíveis a olho nu), que podem ser classificados em: bactérias, fungos, vírus e protozoários.
A infecção para ser transmitida depende da quantidade de micro-organismos que atinge o indivíduo, da capacidade do germe em causar infecção, do seu modo de transmissão e da resistência imunológica do indivíduo (como ele responderá a agressão). Podem ser transmitido de pessoa para pessoa especialmente pelas mãos; por isso, é necessária a higiene das mãos. Há outros modos de transmissão como, por exemplo: por meio de água e alimentos contaminados e gotículas que saem da boca e pelo ar.
A aliança mundial para a segurança do paciente, desde sua criação em 2004, tem elaborado programas e diretrizes que visam sensibilizar e mobilizar profissionais da saúde e a população para buscar soluções que promovam a segurança do paciente, divulgando conhecimentos e desenvolvendo ferramentas que possibilitem a mudança da realidade mundial.
A rede brasileira de enfermagem e se segurança do paciente tem como finalidade promover articulação e cooperação técnica entre instituições direta ou indiretamente ligada a saúde e a educação de profissionais da área, além de fortalecer a assistência de enfermagem desenvolvendo diversos programas conforme as necessidades dos Estados e municípios no território nacional.
Portanto, temos a cartilha de 10 (dez) passos para a segurança do paciente foi elaborada com o intuito de informar, esclarecer e orientar sobre relevantes aspectos da segurança do paciente, demonstrando a igual importância de todos para sustentar a assistência de enfermagem em princípios e fundamentos que promovam a segurança do