TRABALHO FINAL MALU 3
Psicologia
PSICOLOGIA DO COTIDIANO
Observações e Reflexões “A Mulher que Trabalha”
Flavia Sallum- T428DG7
Leony de O. Mansur Tozzi -T100DA2
Maria Lucia O. M. Pereira -T217AF6
Campus Pinheiros Manhã − 5° semestre
Professora Ângela Lago
São Paulo
2015
INTRODUÇÃO
O tema escolhido pelo grupo “A Mulher que Trabalha” foi motivado pela diversidade e por sua importância participativa na sociedade atual, colaborando de forma financeiramente ativa, alterando as relações do mercado de trabalho.
A partir do século XX, houve fatos marcantes na sociedade, sendo algumas delas a inserção, cada vez mais crescente, da mulher no mercado de trabalho, isto é possível explicar através dos avanços econômicos, culturais e sociais.
Há varias razões o qual isso vem ocorrendo, pois através da independência da mulher, resulta em diminuição da fecundidade, transformação da estrutura produtiva, inversão
dos
papéis
dentro
das
famílias,
alterando
a
responsabilidade financeira no âmbito familiar, ou seja, a libertação feminina propriamente dita.
Segundo PNAD, a população feminina economicamente ativa no Brasil é de
51%, sendo que algumas áreas a concentração feminina é maior. 80% delas são professoras, cabeleireiras, manicures, funcionárias públicas e do serviço de saúde.
As observações deste trabalho foram realizadas de forma aleatória, durante a vida cotidiana de cada integrante do grupo. Ocorreram atividades diversas em grupos e individuais.
Tivemos a oportunidade no decorrer do estudo de confirmar o quanto as mulheres estão presentes no mercado de trabalho e cada vez mais novas se inserindo em diversos segmentos, buscando capacitação. .
Mais importante que observar a mulher que trabalha fora de casa, foi constatar que a mulher desenvolve sua postura profissional sem perder de forma geral sua essência feminina, isso fica claro e evidenciado através das observações e reflexões elaboradas no decorrer deste trabalho.
RELATORIO FILME: “O PERIGO DE UMA HISTORIA