merda
DEFI-NRM-4033
Autor: Departamento de Física
ISEP-DFI-MOD010v00
DEFI-NRM-4033
Objetivos
Lei de Malus
Versão: 01
Data: 22/09/2012
Estudo da lei de Malus;
Estudo da polarização da luz.
Introdução
LUZ POLARIZADA
A polarização é uma característica de todas as ondas transversas. Por definição, uma onda electromagnética é transversal quando as direções dos vectores campo eléctrico e campo magnético são ortogonais entre si e também ortogonais à direcção de propagação da onda. A luz é uma onda electromagnética e por conseguinte transversal. A direcção de polarização é definida pela direcção onde se verifica a oscilação do vector campo eléctrico, ⃗ . Esta escolha deve-se a que a maioria dos detectores de ondas electromagnéticas responde apenas às forças eléctricas que estão aplicadas nos electrões dos materiais e não às forças magnéticas.
Devido a que a direcção de oscilação do vector campo eléctrico pode variar no tempo, o estado de polarização de uma onda electromagnética terá designações distintas e que podem ser agrupadas em três grupos de polarização, conforme a oscilação do vector ⃗ com o tempo: polarização linear, polarização circular ou polarização elíptica, tal como se observa na figura 1.
Figura 1: Estados de polarização de ondas electromagnéticas: (a) Polarização linear, (b) Polarização circular, (c) Polarização elíptica.
Para qualquer estado de polarização, pode-se sempre decompor a direcção de oscilação do vector campo eléctrico em duas direcções ortogonais. Por exemplo, no caso do vector campo eléctrico estar a oscilar numa direcção contida no plano xy, pode-se decompor o vector ⃗ nas suas componentes sobre os eixos:
⃗
̂
̂
(1)
1 /8
ISEP-DFI-MOD010v00
No caso particular da luz emitida por fontes incandescentes ou fluorescentes, diz-se que a luz é não polarizada. Cada molécula que constitui a fonte luminosa emite luz e a luz emitida por cada uma destas moléculas pode ser