MERDA
Objetivo da pesquisa-análise: Compreender mais profundamente a dinâmica da política brasileira de maneira crítica, relacionando os conceitos sociológicos estudados ao longo do curso com casos reais da dinâmica social nacional na tentativa de politizar-nos e tornando-nos melhores cidadãos.
O presente trabalho apresenta como tema a Sociologia Política, no qual pretende-se analisar o seguinte objeto: “a corrupção no Brasil” a partir do problema sociológico definido “desafios para a construção de uma democracia participativa no Brasil”
A princípio, a Sociologia tem como objetivo estudar e dar explicações acerca da dinâmica social dos grupos humanos, podendo até mesmo apontar tendências. Fundamentalmente a Sociologia tem por objetivo fornecer subsídios conceituais, além de outros artifícios, para análise das relações humanas, sejam elas através de perspectivas grupais e/ou individuais, de maneira sistemática. Desta forma, a preocupação de formar indivíduos pensadores e independentes é também de responsabilidade da Sociologia, visto que o maior entendimento da sociedade em que vivem depende disso.
Uma questão preponderante na Sociologia é a relação desta com a política. O termo política possui origem grega, de politikós, e está relacionado àquilo que é da cidade, àquilo que é de interesse do cidadão. No entanto, atualmente este conceito adquiriu novos significados, deixando de ter o sentido de adjetivo (aquilo que é da cidade, sociedade) e passando a estar relacionado com as ações (do governo para administração do Estado, assim como da sociedade civil perante o Estado) que são tomadas para a cidade, sociedade. Neste sentido a Política pode ser entendida como a ciência de governação de um Estado ou Nação, podendo ser também considerada uma arte de negociação para compatibilizar interesses. Entende-se por Estado um ente político que detém a soberania dentro de um determinado território. A