Teorias Pedag gicas
Licenciatura em Ciências Sociais
EP152B – Didática
Teorias Pedagógicas
Escola Tradicional:
O Professor é único o agente de ensino, o aluno apenas aprende, através da reprodução do conhecimento exercida pelo professor.
Escola Nova:
Foca na autonomia do aluno, e na espontaneidade que o mesmo deve apresentar para absorver conhecimento, reduzindo drasticamente o papel do professor, em comparação à escola tradicional
Tendência Tecnicista:
Busca reproduzir o ambiente empresarial na escola, a fim de que os estudantes já saiam da escola preparados para a vida operária, por meio de treinamentos dados pelos professores, que não possuem autonomia de ensino
Montessoriana:
Através dos sentidos dos alunos e sua percepção sensorial, este modelo de pedagogia se baseia na liberdade dos estudantes e o propício de estímulos motores para potencializar a criatividade e individualidade dos alunos.
Waldorf:
Tem como objetivo o desenvolvimento dos estudantes através de uma aplicação prática acompanhada da teoria. Não se baseia em acúmulo de conhecimento por si só, mas sim no exercício do que é aprendido, desenvolvendo habilidades, a fim de que o estudante alcance um estágio de equilíbrio entre corpo, alma e espírito.
Escola Libertária:
De acordo com este modelo pedagógico, somente o que é vivido e experimentado pelo estudante é de fato aprendido. Foca em ensino informal, com objetivo de desenvolver pessoas livres e autônomas, livres de opressão.
Escola Libertadora:
O professor se posiciona junto de seus alunos na organização do conteúdo das aulas. Conteúdo este baseado no contexto sócio-economico dos alunos, estimulando a inter-disciplinaridade e a relação do conteúdo visto em sala de aula com o cotidiano da sociedade na qual a escola está inserida.