Relatório Prática de Química Analítica - Princípio de Le Chatelier
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS – CAMPUS ITABIRA
DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
PRINCÍPIO DE LE CHATELIER
ITABIRA
2014
1. INTRODUÇÃO
No estado de equilíbrio a razão entre a concentração de reagentes e produtos é constante, o que significa dizer que a velocidade da reação direta é igual a velocidade da reação inversa e, por isso, não são mais observadas modificações macroscópicas do sistema em estudo. Diz-se que o equilíbrio químico e dinâmico é dinâmico, pois as reações direta e inversa continuam a ocorrer, com velocidades iguais, porém opostas.
2. OBJETIVO
Verificar a influência da temperatura e da concentração no deslocamento de um equilíbrio químico. Demonstrar a reversibilidade das reações químicas.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
As concentrações das substâncias em equilíbrio químico, numa determinada temperatura, guardam entre si uma relação definida que é expressa pela equação genérica da constate de equilíbrio, K. aA (aq) + bB (aq)
cC (aq) + dD (aq)
O princípio de Le Chatelier estabelece que a posição do equilíbrio sempre mudará na direção que contrabalanceie ou minimize a ação de uma força externa aplicada ao sistema. Isto significa que se houver aumento da temperatura de um sistema reacional, provoca-se a reação química que contribui para resfriar o sistema
(consumindo energia térmica). Ou favorecerá a reação de consumo desta substância em excesso até que seja retomado um novo estado de equilíbrio.
Entretanto, ressalta-se que o excesso de reagente ou produto adicionado ao sistema, nunca é completamente consumido, para que a constante de equilíbrio (K)
permaneça constante, desde que a temperatura não mude. Da mesma forma, quando um componente é removido do sistema em equilíbrio, ocorrerá um deslocamento para repor este componente, sendo que esta reposição nunca é total que K permaneça constante.
4. PARTE EXPERIMENTAL
Materiais Utilizados:
- Tubos de