Relatório Química Analítica
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ANA CLAUDIA SPIES
JAQUELINE DE MOURA
LORENI ESPANIOL
STEPHANYE DA SILVA
VANESSA KAUPKA
DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
FRANCISCO BELTRÃO
2013
ANA CLAUDIA SPIES
JAQUELINE DE MOURA
LORENI ESPANIOL
STEPHANYE DA SILVA
VANESSA KAUPKA
DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Relatório da aula prática número 4 para a disciplina de Química Analítica do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.
Professora Ivane Benedetti Tonial.
FRANCISCO BELTRÃO
2014
1 INTRODUÇÃO
O equilíbrio químico é alcançado quando a velocidade da reação direta (formação de produtos) se iguala a velocidade da reação reversa (formação de reagente).
Sabe-se que após certo intervalo de tempo todas as reações reversíveis chegam a um estado de equilíbrio químico. Nesse estado, a composição da mistura em equilíbrio permanece constante. Certos equilíbrios gasosos exigem temperatura e pressão constantes (VOGEL et al.,1905).
Os estudos teóricos e experimentais envolvendo os sistemas com reações que ocorrem em nível molecular mostram que as reações entre as espécies participantes continuam mesmo após o equilíbrio ter sido alcançado (Skoog et al;2008).
Existem alguns fatores que alteram o equilíbrio químico, são eles: temperatura, pressão e concentração das substâncias. Sabendo disso, associam-se esses fatores ao Princípio de Le Châtelier, ressaltando que o sentido em que o sistema avança de volta para o equilíbrio químico é aquela que permite que a perturbação seja parcialmente compensada, reduzindo o máximo possível o efeito desses fatores perturbadores.
Relacionado ao Princípio de Le Châtelier, diz-se que a pressão do sistema, quando aumentada faz com que o sistema se desloque para a reação inversa, e o oposto, ou seja, com