Análises de Açúcar
N.º: 09
Assunto:
ACIDENTES COM E SEM AFASTAMENTO
Os acidentes sem afastamento são aqueles em que o acidentado pode exercer suas funções normalmente no dia do acidente ou nos dias seguintes, sem que haja necessidade de se afastar para tratamentos ou para uma simples recuperação.
O acidente mesmo sem afastamento deve ser investigado, mas não entra nos cálculos onde se analisa a freqüência e a gravidade dos acidentes ocorridos em uma empresa no seu dia a dia.
Os acidentes com afastamento são aqueles que provocam a incapacidade temporária, a incapacidade permanente parcial, a incapacidade permanente total e até a morte do acidentado.
A incapacidade temporária é a perda total da capacidade do trabalho por um período limitado de tempo. É aquela em que o acidentado depois de algum tempo afastado do serviço devido ao acidente, volta a mesma atividade, executando suas funções normalmente.
A incapacidade permanente parcial, é a redução parcial da capacidade de trabalho do acidentado, em caráter permanente, temos como exemplo, perda de um dos olhos, perda de um dos dedos, etc.
A incapacidade permanente total, é a perda da capacidade total para o trabalho em caráter permanente, temos como exemplo, perda de uma das mãos, perda da visão de ambos os olhos, etc.
Essas incapacidades têm ocorrido freqüentemente em diversas atividades profissionais em nosso país, são acidentes altamente danosos para os seres humanos, talvez no auge da atividade de uma pessoa, com sonhos e projetos pela frente, e essas incapacidades por menores que sejam tem arrasado ou adiado o sonho de muita gente. Procure trabalhar com a máxima atenção para evitar estes transtornos que pode até levar uma pessoa ou mais à morte.