ÁNÁLISE DE AÇÚCARES E DERIVADOSÁNÁLISE DE AÇÚCARES E DERIVADOS

1256 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

ÁNÁLISE DE AÇÚCARES E DERIVADOS

MANAUS
2015

ÁNÁLISE DE AÇÚCARES E DERIVADOS

Relatório da aula prática apresentado para obtenção de nota parcial referente à disciplina de Bromatologia ministrada pelo prof. Rodrigo Souza no período 2014/2.

MANAUS
2015
Introdução

Açúcar é um termo empregado para designar carboidratos simples, que se consumido frequente e em grande quantidade aumenta o risco da ocorrência de doenças crônicas no nosso dia a dia pode-se dizer que esta entre as substâncias mais presentes no nosso cotidiano, não devendo o consumo diário ultrapassar 10% da energia total, sendo indicada no máximo uma porção por dia.
O mel natural é um produto açucarado fornecido pela abelha Apis mellifera L., Apidae. O produto é uma solução concentrada de açúcares, que tem predominância de frutose, glucose e outras substâncias orgânicas inclusive até minerais. A forma principal de adulteração do mel é pela adição de açúcar comercial, glucose e dextrinas. Ainda pode haver no mercado o comércio mel artificial, que é constituído por açúcares com adição de substâncias aromáticas. A análise do mel tem por finalidade descobrir se o produto é natural, artificial ou falsificado.
Os testes realizados durante a aula prática avaliaram se o produto testado estaria em seus padrões normais preestabelecidos pela ANVISA. Com a finalidade de verificar a quantidade de açucares presentes no mel através de teste com a solução de fehling; determinação dos açúcares através do teste da sacarose; e a determinação da umidade por refratometria.

Objetivo

Determinar a presença de açúcares redutores, sacarose aparente em mel e análise refratômica.

Materiais

Balança analítica
Banho-maria
Funil pequeno
Chapa elétrica
Espátula metálica
Erlenmeyer
Refratômetro
Balão volumétrico
Pipeta volumétrica
Pipeta graduada
Bureta

Relacionados