relatorio equilibrio de solubilidade
DQE - CAMPUS DE JEQUIÉ
RELATÓRIO: EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE
Roberto Pereira dos Santos (IC)1*, Dr.ª Sulene Alves de Araújo (PQ)1
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Av. José Moreira Sobrinho, s/nº, CEP: 45206-191- Jequié- BA.
Departamento de Quimíca e Exatas – DQE
Licenciatura em Química
r.mak_0622@hotmail.com
RESUMO
Este relatório trata de uma aula prática onde realizou-se alguns experimentos qualitativos para avaliar o funcionamento de equilíbrios químicos e a validade do Príncípio de Le Chatelier, encontrando-se como resultado que o equilíbrio de um sistema pode ser perturbado mediante a alteração da temperatura ou da concentração, fato que foi verificado pela mudança de coloração das substâncias, confirmando o princípio anteriormente mencionado.
OBJETIVOS
Conhecer o verdadeiro conceito de equilíbrio químico realizando uma investigação qualitativa de alguns estados de equilíbrio enfatizando o efeito de perturbações externas do mesmo.
INTRODUÇÃO
As reações químicas, na maioria dos casos, nunca ocorrem em um único sentido. No início de uma reação química, a reação se dá no sentido de que os reagentes formam os produtos. Porém, o momento em que se formam moléculas do produtos, inicia-se o processo inverso: as moléculas dos produtos colidem entre si para formar as moléculas dos reagentes. Isto acontece a uma determinada velocidade, sendo que a velocidade no início da reação é maior e diminui com o decorrer da mesma. Quando as velocidades de consumo de reagentes e formação de produtos se iguala à velocidade de formação dos reagentes a partir das moléculas dos produtos ocorreo estado de Equilíbrio Químico. Ou seja: é um estado atingido onde as velocidades das reações direta e inversa são iguais e as concentrações dos reagentes e dos produtos se mantém inalterados ao longo do tempo (porque atingiu o estado de equilíbrio) (CHANG, 2010).
No momento em que a reação