Influência da Temperatura no Equilíbrio de Solubilidade
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia Química
Curso de Química Industrial
Relatório de Laboratório de Físico-Química II
Influência da temperatura no Equilíbrio de Solubilidade
Aluna: Anna Cecília Andrade
Recife, abril de 2013
Influência da temperatura no Equilíbrio de Solubilidade
Introdução
Solubilidade é a medida da capacidade de uma determinada substância dissolver-se num líquido. A solubilidade da substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura, da pressão do sistema, entalpia, entropia, pH, etc. O caráter polar ou apolar da substância também influi, já que dependendo do grau de polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis.
O produto de solubilidade é o produto das concentrações em mol/L dos íons existentes em uma solução saturada, estando cada concentração elevada ao coeficiente do íon na equação de dissociação iônica.
Em uma reação do tipo na A + nb.B + ... ⇔nl.L + nm.M + ... temos como constante de equilíbrio
Dependendo do tipo de reação que ocorre a mistura da solução, o K pode aumentar ou diminuir. No caso de uma reação exotérmica o valor de K diminui com o aumento da temperatura, diminuindo a solubilidade. Caso ocorra uma reação endotérmica o valor de K aumenta com o aumento de temperatura, aumentando a solubilidade.
A temperatura de estado padrão e as propriedades padrões da reação, como ΔG e ΔH, variam com a mudança de temperatura de equilíbrio. A dependência de ΔG sobre T é dada pela equação
A constante de equilíbrio é dada em função da energia livre de Gibbs, ΔG°, tal que
Substituindo as equações, teremos
Esta equação do efeito da temperatura sobre a constante de equilíbrio K é, a partir de agora, a equação sobre a conversão de equilíbrio. Se ΔH° for negativo isto implica que a reação é exotérmica, e a constante de equilíbrio decrescerá com o aumento da temperatura. Se ΔH° for positivo a