smartshops
Temperatura
• A variável que afecta ovalor das constantes deequilíbrio é a temperaturatemperatura
Solubilidade - Quantidade máxima de soluto que se consegue dissolver num solvente,a uma dada temperatura, de modo a perfazer 1 dm3 de solução saturada.
Temperatura
• A variável que afecta ovalor das constantes deequilíbrio é a temperaturatemperatura A Solubilidade de uma dada substância num solvente pode ser afetada por determinados fatores. De entre os mais importantes podem destacar-se:
A dependência da temperatura.
O efeito do ião comum.
O pH da solução.
Os equilíbrios de complexação.
Dependência do Kps com a temperatura
Dependendo do tipo de reações que ocorrem quando da mistura das soluções, o Kps pode aumentar ou diminuir. Assim, podem ocorrer dois casos distintos:
Reação endotérmica – no caso de reações endotérmicas o Kps aumenta com o aumento da temperatura indicando, também, um aumento da solubilidade.
Reação exotérmica – no caso de reações exotérmicas o Kps diminui com o aumento da temperatura, diminuindo, também, a solubilidade.
O efeito do ião comum
Se se analisar a equação de equilíbrio de dissociação para, por exemplo, o sulfato de alumínio (indicada abaixo), aplicando o princípio de Le Chatelier, verifica-se que, ao aumentar a concentração de um dos iões, por exemplo o ião sulfato, o equilíbrio se irá deslocar no sentido de formação de sulfato de alumínio sólido, diminuindo, portanto, a solubilidade deste sal. Este efeito é denominado, efeito do ião comum.
Desta forma se justifica o facto de que quando se adiciona sulfato de sódio (Na2SO4) a uma solução saturada de sulfato de alumínio (Al2(SO4)3), aumentando assim a concentração do ião SO42-, uma parte do sulfato de alumínio em solução precipitará.
Influência do pH da solução na solubilidade
Num