Anato geral coração
Lucas, sexo masculino, 05 anos de idade, foi atendido no setor de pediatria da clínica de odontologia da UNOESTE apresentando periodontite, ulcerações na cavidade oral, fluxo salivar diminuído e hálito cetônico. Sua mãe informou que a higienização bucal era satisfatória e que há cerca de quatro meses notou que seu filho começou apresentar sonolência, poliúria, polidipsia e polifagia, com perda de peso por volta de três quilos nesse período. O cirurgião dentista, juntamente com o seu aluno estagiário da odontopediatria, solicitou a realização de exames laboratoriais, que apresentaram os seguintes resultados:
PLASMA:
Glicose: 250mg/dL (N= 70-99 mg%); β-hidroxibutirato: 14,0mM (N= até 0,25mM);
Acetoacetato: 3,2mM (N= até 0.2 mM);
Hemoglobina glicada: 10% (N= 4-6%)
URINA:
glicose ++++ (N= negativo);
Corpos cetônicos: positivo (N=negativo).
Abreviatura: N, valor normal de referência
Observando os resultados do exame, o cirurgião dentista comentou com a mãe do paciente que seu filho está apresentando um quadro clínico de Diabetes Mellitus Tipo I e que, antes de iniciar o tratamento odontológico, deveria procurar um endocrinologista. Diante desse fato, o estagiário ficou motivado a estudar o caso de Lucas.
Questões:
1- Explique os exames laboratoriais: a importância de se determinar a glicemia, motivo do aumento dos corpos cetônicos (hidroxibutirato e acetoacetato), o que vem a ser hemoglobina glicada e qual a sua relação com diabetes.
2- Explique como que a glicose é captada pelos tecidos insulino dependentes, e qual a causa do diabete mellitus tipo I e II?
3- Qual a explicação para os sintomas apresentados pelo paciente: sonolência, poliúria, polidipsia e polifagia.
4- Por que no diabético pode ocorrer uma incidência maior de doenças periodontais, ulcerações e fluxo salivar diminuido?
5- Explique, resumidamente, o metabolismo dos carboidratos (oxidação da glicose, glicogênese e glicogenólise) desse paciente.
Respostas: