Resumo Mídias Audiovisuais - Winck
Narrativa refere-se ao fenômeno lógico da representação audiovisual como paradigma sociocultural, isto é, o conjunto de repertórios que articula as imagens das imagens, os argumentos dos argumentos e emoldura as formas do relato.
Extra: O conceito de narrativa é o que permite reconhecer o conflito, e é estudada, como um método para produzir, como uma teoria para investigar, como uma prática social estratégica ou política. A narrativa é usada por pesquisadores, para descrever seus estudos e informar o resultado de seu conhecimento. São analisadas focando na função da narrativa ou focando na forma como é produzida. A base da transferência de conhecimentos é a tradição oral de contar histórias, sendo um fenômeno que dá significado a vida das pessoas. A narrativa carrega desde seu inicio características multidisciplinares, e é aberta a diversas metodologias de muitas áreas como, na história, sociologia, psicologia, religião, comunicação, estudos de mídia entre outros.
Roteiro pode ser definido como protocolo de criação e organização técnica do objeto audiovisual. Trata-se de uma metodologia para formatar a narrativa no campo das mídias propriamente ditas, como instrumento básico para a equipe de realizadores.
Enredo é o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. É, também, um relato de fatos vividos por personagens e ordenados em uma seqüência lógica e temporal, por isso ele se caracteriza pelo emprego de verbos de ação que indicam a movimentação das personagens no tempo e no espaço.
Nos encontramos simultaneamente em presença de três tipos de narração: figurativa, verbal e musical. A narrativa audiovisual pode ser associada à montagem e/ou edição de vários tipos de narração.
A narrativa audiovisual pode ser definida como o projeto estratégico, um design que articula uma trama de ações e reações interrelacionadas entre si,