Líquidos imiscíveis
RELATÓRIO DE FÍSICO- QUÍMICA II
LÍQUIDOS PARCIALMENTE MISCÍVEIS
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC
IPATINGA
2011
RAIANY ARAÚJO
LÍQUIDOS PARCIALMENTE MISCÍVEIS
Relatório de conclusão da aula prática, realizada no laboratório de Química, no mês de abril de 2011, sob a orientação do professor Ricardo Dias Mendes apresentado como exigência do Curso de graduação em Engenharia Química, à Universidade Presidente Antônio Carlos- UNIPAC Ipatinga.
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC
IPATINGA
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 MATERIAL E REAGENTES 5
4 PROCEDIMENTOS 6
5 DISCUSSÕES E RESULTADOS 7
6 CONCLUSÃO 11
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 INTRODUÇÃO
Miscibilidade é a propriedade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem entre si com maior ou menor facilidade, formando uma ou mais fases. Dois líquidos são considerados completamente miscíveis quando, ao serem misturados, formam um sistema monofásico. Líquidos tendem a ser imiscíveis quando as interações entre moléculas iguais são mais fortes que moléculas diferentes. Quando dois líquidos se dissolvem completamente apenas em determinadas composição, temperaturas e pressão eles são chamados de líquidos parcialmente miscíveis tendo como exemplo água + fenol.
Solubilidade ou coeficiente de solubilidade –CS- é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num líquido. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em porcentagem de soluto/solvente.As curvas de solubilidade são obtidas de forma experimental, quando descrevemos num gráfico a variação dos coeficientes de solubilidade como função da temperatura. A temperatura exerce influência direta sobre a solubilidade, portanto as curvas de solubilidade apresentam extrema importância no estudo das soluções de sólidos em líquidos.
Figura 1–