Objetivo da Competência
Das Competências às Competências
Capítulo 05
O autor Philippe Zarifian, neste capítulo pretende dar pistas sobre conteúdos concretos de competência
COMPETÊNCIAS EM PROCESSOS , MAIS DO QUE COMPETÊNCIAS EM FERRAMENTAS .
Quanto mais ferramentas técnicas são sofisticadas, mais se retorna as ocupações de base, porém com maior profissionalismo, ou seja com assalariados com maior grau de formação ( superior ) .
EX: Dentro de uma Empresa Siderúrgica se falará mais de uma ocupação “ siderurgista” e menos de uma ocupação de “ laminador”.
O “siderurgista” tem formação superior, obtém conhecimentos nos processos;
O “laminador”, o autor profere que pode adquir conhecimentos em processos, mas sua competência maior está nas ferramentas.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E DESEMPENHO.
Conciliar técnicas com desempenho para se atingir a qualidade – é o objetivo.
O assalariado ( funcionário ) necessita integrar os objetivos de desempenho estabelecidos pela organização em seus atos técnicos, quando assume responsabilidade nas situações profissionais.
INFLUÊNCIAS DAS COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES.
Os assalariados além desenvolverem uma competência na organização, desenvolvem uma competência sobre a organização, é por estarem inseridos no processo, manterem relação passiva e atuarem como “atores explícitos”da evolução da organização.
*Atores explícitos, entendo que o autor quis dizer que o assalariado de forma aberta se dedica à organização, sem ser barrado em suas opiniões as quais sendo bem sucedidas, a ponto de exercerem então, a influência nas organizações.
COMPETÊNCIA E POLIVALÊNCIA.
Aqui neste sub-item o autor fez críticas, onde em sua opinião a polivalência é onde o assalariado ocupa vários postos de trabalho, mas sem nenhum vínculo direto com a competência.
O assalariado nunca consegue