Determinação do coeficiente de partição entre dois líquidos imiscíveis”
EXPERIMENTO
“Determinação do coeficiente de partição entre dois líquidos imiscíveis”
1. Resumo
O coeficiente de partição do ácido benzoico no par de solventes imiscíveis água/hexano foi determinado através de titulação do ácido presente em cada uma das duas fases. Estimou-se 0,51 o grau de associação do ácido benzóico em hexano e 1,59 o coeficiente de partição K. Os resultados obtidos mostraram que o houve maior interação do ácido pela fase orgânica do que pela fase aquosa
2. Introdução
O coeficiente de partição de um dado soluto entre dois solventes imiscíveis entre si é a relação entre as concentrações de equilíbrio deste soluto nestes dois solventes. Neste experimento, um soluto será dissolvido, após a devida agitação (e mantidas constantes pressão e temperatura). Quando o equilíbrio for atingido, então este soluto estará particionado (ou distribuído) entre duas fases.Quando um soluto se distribui entre água e uma fase orgânica, o equilíbrio resultante descreve-se como: µ soluto (fase A) = µ soluto (fase B)
Representado por fase A e por fase B as fases aquosa e orgânica, respectivamente. A razão das atividades para µ nas duas fases será uma constante e independente da quantidade total de soluto.
S (fase A) ↔ S (fase B)
Atingindo o equilíbrio, temos K conhecida como a constante de distribuição ou partição . Com em muitos equilíbrios, as concentrações molares podem substituir as atividades sem que cause um erro significativo. A importância das constantes de distribuição é que nos permite calcular a concentração do analito de permanece em solução após um determinado número de extrações.
Usando logaritmo, obtêm-se:
Analiticamente:
O que resulta na expressão:
Chegando, então, a equação da reta:
O que permite a determinação do cálculo da constante de equilíbrio, o