Determinação da constante do produto de solubilidade do ca〖(oh)〗 2
Relatório a ser entregue à disciplina de Química Analítica do primeiro ano do curso de Farmácia, para obtenção de nota parcial do segundo semestre.
INTRODUÇÃO
Solubilidade de um sal é a menor quantidade desta substância que pode ser dissolvida em uma dada quantidade de solvente para que tenhamos uma solução saturada. Produto de solubilidade é o produto das concentrações molares dos íons na solução saturada. A constante de produto de solubilidade, Kps, é denominada constante de equilíbrio porque é igual a um produto de concentração e o sistema está em equilíbrio de solubilidade. O produto de solubilidade Kps, pode ser escrito como o quociente das concentrações dos reagentes pela concentração dos produtos: aA + bB = cC + dD ; o produto Kps será dado por:
Kps = [C]c[D]d [A]a[B]b
A solubilidade de um soluto é a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente a uma determinada temperatura, ou seja, é uma substância que tende a se dissolver espontaneamente em outra substância. A interação entre um soluto e um solvente determina quanto soluto pode se dissolver. Os solutos cujas moléculas são mais fortemente atraídas pelas moléculas de água tendem a se dissolver mais facilmente neste solvente. A quantidade de uma substância que pode se dissolver em outra depende de vários fatores como as condições externas, ex: pressão e temperatura como também pode depender da polaridade.
Define-se solubilidade como a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvido numa certa quantidade de solvente, a uma dada temperatura, e é representada por S. Na ausência de indicações contrárias, admite-se que o solvente é a água e a temperatura é de 25°C. Com base nesta definição, para um determinado solvente e temperatura, podemos classificar as soluções em:
• Solução saturada é aquela que contém a quantidade máxima de soluto que é capaz de dissolver;
• Solução insaturada é