Relatório proteinas
RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS
ABIGAIL ROCHA; ANA CARLA LEMOS; CELSO CARVALHO; DANILO OTERO; EDILAINE RIOS; JÉSSICA SOUZA; LARISSA MACHADO; LORENA REIS; RODRIGO OLIVEIRA.
SALVADOR 2011
RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS
Relatório apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Bromatologia, no curso de Nutrição/ UFBA. Docente: Sérgio Eduardo Soares.
SALVADOR
2011
1. OBJETIVO
Determinar o teor de proteína, carboidratos e o VCT (valor calórico total) na amostra de biscoito.
2. MATERIAIS
Quadro 1: Material utilizado
3. METODOLOGIA
O procedimento mais comum para a determinação de proteína é a determinação de um elemento ou de um grupo pertencente à proteína. A mesma foi determinada indiretamente, através da mensuração do teor de nitrogênio presente na amostra. Foi feita a conversão do valor encontrado de nitrogênio para o conteúdo de proteína por um fator de conversão de 6,25 e utilizou-se o método de Kjedahl modificado, ou seja, microKjeldahl.
O método de Kjedahl determina nitrogênio total, é dividido em três etapas: digestão, destilação e titulação. Baseia-se no aquecimento da amostra com ácido sulfúrico (H2SO4) para digestão da mesma até que o carbono e o hidrogênio sejam oxidados. O nitrogênio da proteína é reduzido e transformado em sulfato de amônia (NH3), nesse processo usa-se um aparelho denominado, destilador de nitrogênio. Adiciona-se hidróxido de sódio (NaOH) concentrado e aquece-se para a liberação da amônia dentro de um volume conhecido de uma solução de ácido bórico (H3BO3), formando borato de amônia