relatorio proteinas
FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS – FUNORTE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAUDE – ICS
CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
PROTEÍNAS
POLLYANNA MOURA PEREIRA
MONTES CLAROS
2013
INTRODUÇÃO:
As proteínas, cujo nome vem da palavra grega protos, que significa “a primeira” ou a “mais importante”, são as biomoléculas mais abundantes nos seres vivos, estando presentes em todas as partes de uma célula.
As proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular formada pelo encadeamento de aminoácidos, podem ser organizados em quatro níveis, crescente em complexidade, estrutura primaria, secundaria, terciarias e quaternárias.
Estas assumem uma diversidade de funções biológicas, com propriedades e atividades fantasticamente distintas, como em músculos, cabelos, unhas, penas de pássaros, anticorpos e uma série de outros exemplos, cada qual exibindo um papel biológico característico.
A temperatura é um fator importante na solubilização das proteínas. Em geral, entre 0 e 40°C o aumento de temperatura favorece a solubilidade, porém acima de 40°C as proteínas começam a precipitar.
METODOLOGIA:
A) Precipitação por calor Com uma pipeta foi medida 1 ml de solução de clara de ovo a 10% em tubo de ensaio, sendo aquecido em banho Maria por 5 min.
B) Precipitação por solvente orgânico Com uma pipeta foi medido 1 ml de solução de clara de ovo a 10% em um tubo de ensaio e foi adicionado 1ml de etanol absoluto.
C) Precipitação isoelétrica da caseína Com uma pipeta foi medido 1 ml da solução caseína a 0,5% em um tubo de ensaio onde foi adicionado HCl 0,5mol/l gota a gota e agitando após cada adição até que ocorresse a precipitação.
RESULTADO E DISCUSSÃO:
A) Precipitação por calor
As proteínas possuem uma estrutura tridimensional que é relativamente sensível à ação de calor que causa a desorganização das cadeias peptídicas