Relatório de proteinas
1 Introdução 3
2 Objetivo 4
3 Materiais 4
4 Reagentes 4
5 Procedimentos 4 6 Resultados e Conclusão 5
7 Referências 7
1 . Introdução:
As proteínas são os maiores constituintes de toda célula viva, e cada uma delas, de acordo com sua estrutura molecular, tem uma função biológica associada às atividades vitais.
Quimicamente são polímeros de alto peso molecular, cujas unidades básicas são os aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas formando longas cadeias, em várias estruturas geométricas e combinações químicas para formar as proteínas especificas, cada qual com sua própria especificidade fisiológica. (VICENZI, p. 24, 2000)
As proteínas podem ser hidrolisadas em seus constituintes aminoácidos por enzimas ou por meio de fervura com ácidos e álcalis sob certas condições. As puras e secas são razoavelmente estáveis, mas sob as condições em que são encontradas nos alimentos, elas tendem a se decompor a temperatura ambiente, auxiliadas pela ação bacteriana, e podem formar produtos tóxicos para o corpo; assim, é necessário conservar refrigerados, alimentos protéicos, como ovos, peixes, aves carne e leite.
Os vegetais são capazes de sintetizar suas próprias proteínas a partir de fontes inorgânicas de nitrogênio, enquanto os animais necessitam ingeri-las na dieta. As proteínas vegetais geralmente são deficientes em um ou mais aminoácidos essenciais, que podem ser encontrados quase que em todos os alimentos, tanto de origem animal (carne, ovos, leite), como de origem vegetal (cereais, a soja e raízes ou tubérculos). (VICENZI, p. 25, 2000)
Para obtenção da Proteína Total de um alimento, utiliza-se do método de Kjeldahl, onde através de três etapas (digestão, destilação e titulação) determina-se o valor protéico.
A digestão é o conjunto de transformações mecânicas e/ou químicas, que os alimentos orgânicos sofrem para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e