Relatório Nespresso
Índice
SUMÁRIO EXECUTIVO
I PARTE
1. Apresentação da Marca
1.1. História
1.2. Produtos
II PARTE
1. A Marca
1.1. Análise SWOT
1.2. Segmentação, Targeting e Posicionamento
1.3. Marketing-mix
1.4. Razões do sucesso
REFERÊNCIAS BIBLIO E WEBGRÁFICAS
Marketing
A Nespresso surgiu a partir de uma ideia bastante simples:
“enable anyone to create the perfect cup of coffee - just like a skilled barista.” Este revelou-se o mote ideal para selecionarmos a Nespresso como um ótimo exemplo de uma marca de (crescente) sucesso.
A Nespresso é uma empresa totalmente pertencente à Nestlé e sua genesis remonta a 1986. Baseia-se em três principais motores de crescimento: criar cafés Grand Cru de elevada qualidade, criar relações duradouras com o consumidor e criar o sucesso sustentável da empresa.
Iniciaram a sua atividade com a criação de quatro variedades de café diferentes (em forma de cápsula) e de duas máquinas com um design inovador. Numa primeira fase apenas venderam estes produtos a empresas, mas não tardou a estender-se ao setor doméstico. Desta forma, a revolução foi trazida pela passagem do Business to Business para o Business to Consumer.
Para além de permitirem a qualquer comum cidadão criar a melhor chávena de café no conforto das suas casas, como se de profissionais se tratassem, a Nespresso comunica a sua marca como apelo ao status: quem compra Nespresso está a integrar a classe premium, a mais alta classe da sociedade - prova disso são as diversas campanhas publicitárias que contam com a participação de estrelas de cinema (nomeadamente o
George Clooney) mas onde destacam o café como sendo a verdadeira vedeta. De forma a prestar um aconselhamento personalizado, no momento de escolher o café, a marca distribui os seus produtos, de forma exclusiva, através de três canais: o Costumer Relationship Center (serviço via telefone), as Boutiques Nespresso (espaços físicos) e o Clube Nespresso
(clube exclusivo para