contigencia
FACTORYBUS-VEÍCULOS COLETIVOS
DEFICIÊNCIA NA ATUALIZAÇÃO DE ESTOQUE
Felipe Augusto Fogaça
INTRODUÇÃO
Atualmente a empresa factorybus é reconhecida nacionalmente em sua qualidade em produzir, ônibus e micro-ônibus em todo mercado automobilístico.
A empresa investe em equipamentos e mão de obra qualificada na produção de seus produtos, pode contar com um sistema de ti eficiente.
A gerência cogita a idéia de implantar o sistema just-in-time juntamente com o departamento de ti, para diminuir os desperdícios, otimizando sua produção visando aumentar a lucratividade.
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA TOYOTA JUST IN TIME
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado à produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.
Nas fábricas onde está implantado o Just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, o sistema de TI deve ser eficiente, eficaz e efetivo e os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na freqüência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política Just- In Time.
INTEGRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Um dos problemas que pode ser levantado com a divisão geográfica da empresa refere-se com a dificuldade em integrar em tempo real as informações de todas as divisões. Como manter um estoque atualizado ao segundo sem a existência de um sistema que integre todos os