INTRODU O A ENGENHARIA AMBIENTAL
Resende
Maio/2015
CÁPSULAS DE CAFÉ
Nathália Bugarim - 201320498811
Thuany da Justa - 201320501511
Resende
Maio/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO.......................................................5
3. SOLUÇÕES....................................................................6
4. CONCLUSÃO..................................................................8
5. BIBLIOGRAFIA................................................................9
1. INTRODUÇÃO
As cápsulas para café são pequenos recipientes que contêm café moído, utilizados em máquinas próprias e que permitem a preparação rápida do café. Atualmente, existem diferentes tipos de cápsulas, constituídas por diferentes materiais, como por exemplo: papel, alumínio e plástico.
As cápsulas de papel são muito leves, recicláveis, baratas e fáceis de fabricar, porém não protegem completamente o café da exposição à radiação solar e do contato com o ar.
As cápsulas de plástico (polipropileno) garantem a frescura dos aromas e sabores durante, pelo menos, 12 meses. Contudo, este polímero apresenta uma sensibilidade considerável aos raios ultravioleta e aos agentes de oxidação, degradando-se mais facilmente.
Atualmente o alumínio é o melhor material disponível para produzir cápsulas para café, já que assegura a manutenção, mais eficaz, das propriedades do café (aroma e sabor), protegendo-o do contato direto com o oxigénio e a luz solar. Este metal é, ainda, “infinitamente reciclável” e bastante leve. Pelo que as mesmas adquirem características distintas, determinando a sua eficácia na preservação das propriedades do café. Desta forma, o material escolhido para a fabricação das cápsulas é aquele que permite aliar, de forma mais eficaz, a resistência da cápsula, o objetivo final do seu uso e o preço, de modo a responder às exigências dos