relatório mcu
Bruna Trindade Schlosser
Centro de Engenharias – Universidade Federal de Pelotas
Engenharia Sanitária e Ambiental
Rua Almirante Barroso, 1734 – Centro - Pelotas – RS
Bruna.schlosser@hotmail.com
Resumo. O Movimento Circular Uniforme (MCU) pode ser definido como um movimento em círculos que possui velocidade constante, porém possui uma aceleração cenntrípeta. O objetivo deste experimento foi realizar a caracterização do MCU, conceituando o período do MCU, sua frequência, a velocidade tangencial, a velocidade angular e a aceleração centrípeta. Os resultados obtidos permitiram avaliar a uniformidade da velocidade no movimento, a constância da frequência e do período e caracterizar como e porque este movimento possui uma aceleração.
Palavras chave: Movimento Circular Uniforme; Velocidade Constante; Aceleração Centrípeta; Frequência; Período.
Introdução
O Movimento Circular Uniforme (MCU) é o movimento de trajetória circular em que o módulo da velocidade é constante, variando apenas a direção e o sentido do vetor velocidade. Neste movimento, o material desloca-se em uma trajetória circular, e por isso, o vetor velocidade é tangente a curva em cada ponto.
Como no MCU não varia o módulo da velocidade, então não possui aceleração escalar ou tangencial. Devido à variação na direção da velocidade, existe aceleração centrípeta ou normal (acp), que é sempre perpendicular à velocidade em cada ponto, apontando para o centro. A força centrípeta é responsável pela chamada aceleração centrípeta, orientada para o centro da circunferência-trajetória
A intensidade da aceleração centrípeta pode ser calculada pela seguinte fórmula:
Acp = v². R
O experimento teve por objetivo realizar a caracterização do MCU, além de conceituar e determinar o período do MCU, a frequência, sua velocidade tangencial, sua velocidade angular e a aceleração centrípeta.
A velocidade angular é calculada a partir