relatorio mcu
Aluno1, Aluno1, Aluno1, Aluno1,
1Engenharia Eletrônica – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão
Este é o resumo do relatório. O resumo deve ser objetivo, coerente e curto, com aproximadamente 100-150 palavras. Deve conter todas as informações necessárias para que um leitor tenha uma ideia clara do que foi feito e, principalmente, quais resultados foram obtidos. As dicas que se seguem explicam de maneira genérica como deve ser a formatação de um relatório em estilo artigo científico, tanto a nível de separação lógica de unidades de texto como em formatação de equações, figuras e tabelas. Como pode ser visto, o resumo é formatado em um parágrafo simples, com tamanho de letra ligeiramente menor que o do texto. Não se usa acrônimos ou abreviações no resumo. É obrigatório citar e discutir o valor medido das grandezas pertinentes como informação final do resumo, já que no caso desta disciplina as experiências possuem o objetivo de medir alguma grandeza física bem definida.
1. Introdução
O termo energia começou a ser utilizado no início do século XIX como sugestão do médico e físico inglês Thomas Young, que a definiu como a capacidade de um corpo de realizar algum tipo de trabalho.
A energia pode ser classificada em potencial, cinética e mecânica, sendo esta a resultante da soma das outras duas. Elas podem ser subdivididas em outras categorias como: potencial gravitacional, potencial elétrica, potencial elástica, cinética translacional, cinética rotacional, cinética total, etc.
Em laboratório podemos observar a conversão da energia potencial gravitacional em energia cinética através de um experimento realizado que demonstra o lançamento de uma esfera em uma rampa, onde este lançamento inicia-se como oblíquo e termina como horizontal.
Para a realização do experimento devemos levar em conta que:
h=1/2gt² (1) onde h