Relatorio Final MCU
Christiano Lee Flores Santos
Italo Santos da Silva
Lucas Ribeiro Amado Bahia
Paulo Henrique Amaral Fagundes
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
2014
SALVADOR
Christiano Lee Flores Santos
Italo Santos da Silva
Lucas Ribeiro Amado Bahia
Paulo Henrique Amaral Fagundes
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
2014
SALVADOR
SUMÁRIO:
1. OBJETIVO 4
2. INTRODUÇÃO 4
3. DESENVOLVIMENTO 4
4. PROCEDIMENTOS PRÁTICOS 7
5. APLICAÇÕES PRÁTICAS NA ENGENHARIA 10
6. CONCLUSÃO 11
7. REFERÊNCIAS 11
1. OBJETIVO
Esta experiência tem como objetivo a aprendizagem do que é o movimento circular uniforme e definições de período e frequência, estudar e diferenciar velocidade linear e angular e relacionar aceleração centrípeta com movimento curvilíneo.
2. INTRODUÇÃO
Define-se movimento circular uniforme, é aquele em que o objeto ou ponto material se desloca numa trajetória circular. Uma força centrípeta muda de direção o vetor velocidade, sendo continuamente aplicada para o centro do círculo. Esta força é responsável pela chamada aceleração centrípeta, orientada para o centro da circunferência-trajetória. Pode haver ainda uma aceleração tangencial, que obviamente deve ser compensada por um incremento na intensidade da aceleração centrípeta a fim de que não deixe de ser circular a trajetória.
O movimento circular classifica-se, de acordo com a ausência ou a presença de aceleração tangencial. Pode parecer que não, mas é um movimento bastante corriqueiro: ele está presente nos ventiladores, liquidificadores e nas rodas dos automóveis quando se locomovem com velocidade constante.
3. DESENVOLVIMENTO
Um movimento circular uniforme (MCU) pode ser associado, com boa aproximação, ao movimento de um planeta ao redor do Sol, num referencial fixo no Sol, ou ao movimento da Lua ao redor da Terra, num referencial fixo na Terra. Um movimento circular uniforme pode ser