Ponto de equilíbrio
José Raimundo Lima[1]
RESUMO
Este trabalho, fruto da experiência vivenciada a partir de questionamentos dos alunos sobre aspectos na maioria das vezes omitidos nos livros didáticos, tem o propósito de oferecer aos estudantes das áreas contábil, administrativa e econômica uma abordagem didática da relação custo/volume/lucro. Seu enfoque principal é o ponto de equilíbrio e sua respectiva margem de segurança. Apresenta demonstrações julgadas necessárias e nem sempre presentes na literatura especializada.
PALAVRAS-CHAVES
Custo fixo, custo variável, custo variável unitário, preço de venda, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança.
INTRODUÇÃO
A globalização e os avanços tecnológicos têm lançado as empresas numa acirrada competição. Espera-se dos empresários preparo técnico e mentalidade aberta às mudanças, muitas vezes, radicais. Sem esses atributos dificilmente eles se ajustarão aos novos modelos gerenciais exigidos pela conjuntura econômica de cada momento histórico e, por conseguinte, sucumbirão ao impacto da concorrência.
Nesse mercado globalizado as empresas precisam responder aos seguintes questionamentos: quais os reflexos no lucro da empresa do aumento ou da redução dos custos fixos? Dos custos variáveis? Do aumento e da diminuição dos preços de venda? Da diminuição ou do aumento do volume de produção e vendas? Na disputa pelo mercado sobreviverão aquelas que tiverem um planejamento estratégico e dispuserem dessas informações de forma rápida e segura para as tomadas de decisões.
Um dos instrumentos da área de custos muito utilizado nas decisões gerenciais é a análise de custo/volume/lucro, que possibilita a empresa concluir, previamente, se um negócio é ou não viável. Mostra ainda a diretiva a ser seguida em situações atípicas vivenciadas no desenvolvimento do negócio já estabelecido.
Este trabalho discorre sobre as diversas categorias do