relatório MCU
ENG.GEOLÓGICA
FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO DE DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS COPLANARES
Aluno (a):Nara Hangai Costa
Resumo:
O objetivo do experimento foi a compreensão de um sistema de forças coplanares e da estática. Fora utilizado um painel metálico multifuncional, onde nele era preso dois dinamômetros magnéticos e um dinamômetro convencional.Sendo possível a medição da força peso de um objeto, em três situações diferentes, onde os dinamômetros magnéticos em cada situação, possuíam determinados ângulos, tendo em vista que quando um corpo encontra-se estático sua força resultante deve ser nula.
1. Introdução
Força é um dos conceitos fundamentais da Física newtoniana, é uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo, modificando-lhe a velocidade, pode causar deformação em um objeto flexível, sendo também um vetor possuindo magnitude e direção. Dentro da mecânica temos a parte que estuda o movimento dos corpos e suas causas, chamada de dinâmica, e a parte que estuda as forças sobre corpos em repouso, chamada de estática. Estática é a parte da Física que estuda sistemas sob a atuação de forças que se equilibram.
Neste experimento trabalhamos com a decomposição de Forças Coplanares, que se trata na decomposição de duas forças, dispostas em dois ângulos, que onde teremos como resultado destas duas forças, uma força apenas, que chamaremos de força resultante.
Assim temos as seguintes fórmulas:
F1x=F1.cosѲ
F1y=F1.senѲ
F2x=F2.cosѲ
F2y=F2.senѲ
Assim:
Fr =√ ∑F1 + ∑F2
2. Procedimento experimental
Para esse experimento fora ultilizado
3. Resultados
Descreva detalhadamente os fenômenos observados e/ou apresente os dados experimentais colhidos. Se apresentar gráficos ou tabelas, deverá incluir as respectivas legendas. Nunca se esqueça das unidades das grandezas medidas.
4. Análise
Faça aqui a análise dos resultados apresentados usando a teoria descrita na introdução
5.