Relatório de MCU
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FÍSICA EXPERIMENTAL I
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
(M.C.U)
Maringá, 11 de Junho de 2013
1. Resumo:
Buscou-se analisar o movimento de um corpo sobre uma força centrípeta constante descrevendo uma trajetória circular. Para isso valeu-se de uma plataforma giratória da marca Azeheb® e de uma massa de prova em movimento circular uniforme. Avaliou-se os dados obtidos pelo experimento através de análises grafico numéricas. Determinou-se a relação entre força e velocidade, caracterizou-se o movimento e determinou-se a equação que o rege, comparando com seus valores empíricos.
2. Objetivo(s):
2.1. Objetivos Gerais:
Determinar a equação de movimento de um corpo de massa M em trajetória circular e caracterizar o tipo de movimento circular.
2.2. Objetivos Específicos:
Confecção e análise dos gráficos em papel milimetrado e di-log, considerando a teoria dos erros.
3. Introdução Geral:
A física dos movimentos é, no contexto atual, de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico da sociedade. Dentre os vários movimentos conhecidos e seus estudos, um que se destaca consideravelmente é o Movimento Circular Uniforme.
A descoberta acidental do Movimento Circular (MC) por filósofos, que procuravam entender o movimento dos astros, e o posterior estudo mais aprofundado desse fenômeno por físicos, fizeram com que estes concluíssem o grande valor dessa descoberta. Os primeiros “físicos” foram os filósofos gregos, que viveram entre 650 e 250 a.C. Eles foram os pioneiros na tentativa de explicar os fenômenos da natureza. Ptolomeu foi um grande filósofo grego da antiguidade: desenvolveu um modelo de organização para o sistema solar, no qual a Terra era o centro e os outros corpos celestes descreviam um movimento circular uniforme (MCU) ao seu redor. Outro filósofo, Descartes, teve grande contribuição para o movimento circular.