relatório mruv
Bruna Trindade Schlosser
Centro de Engenharias – Universidade Federal de Pelotas
Engenharia Sanitária e Ambiental
Rua Almirante Barroso, 1734 – Centro - Pelotas – RS bruna.schlosser@hotmail.com Resumo. O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado pode ser definido como um movimento em relação a uma referencia ao longo de uma reta, na qual a aceleração é constante, pois a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempos iguais. O experimento realizado teve como objetivo reconhecer, na prática, este movimento e determinar a velocidade média de um móvel, a aceleração, através de dados de posições em função do tempo, como acontece o MRUV.
Palavras chave: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Variação da Velocidade, Aceleração Constante.
Introdução O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado ocorre quando um corpo se desloca ao longo de uma trajetória retilínea, e com uma aceleração constante. Essa aceleração constante que dizer que o corpo apresenta velocidades com a mesma variação a cada tempo percorrido.
Este movimento pode ser caracterizado como acelerado ou retardado. O movimento é acelerado quando a velocidade e a aceleração possuem a mesma direção, ocasionando um aumento na velocidade. O movimento é retardado quando a velocidade e a aceleração possuem direções diferentes e isso resulta em redução na velocidade.
O experimento teve como objetivo reconhecer o Movimento Retilineo Uniformemente Variado, determinar o modulo do deslocamento, verificar a velocidade em cada um dos intervalos de tempo construir o gráfico da variação da posição em função do tempo e também da velocidade media em função do tempo, determinar a aceleração do móvel e determinar a equação horária da posição.
Para a verificação da equação da velocidade no MRUV, partimos da seguinte demonstração:
Aceleração:
Aplicando isso, verificamos, partindo do t1=0:
Simplificando a equação e isolando a velocidade: