relatório mru
Bruna Trindade Schlosser
Centro de Engenharias – Universidade Federal de Pelotas
Engenharia Sanitária e Ambiental
Rua Almirante Barroso, 1734 – Centro - Pelotas – RS
Bruna.schlosser@hotmail.com
Resumo. O Movimento Retilíneo Uniforme é um movimento definido por variações de espaços iguais em intervalos de tempos iguais, com a trajetória de mesma direção e sentido com velocidade constante em função do tempo e da posição do objeto. O experimento realizado teve como objetivo reconhecer, na prática, este movimento e determinar a velocidade média de um móvel, obtendo-se a posição deste em função do tempo. na prática, como acontece o MRU.
Palavras chave: Movimento Retilíneo Uniforme, Velocidade Média constante, Posição, Tempo.
Introdução
Movimento Retílineo descreve uma trajetória em linha reta e Movimento Uniforme é quando uma velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distancias iguais em tempos iguais, ou seja, a velocidade permanece constante e, consequentemente, a aceleração é nula. Como a velocidade é constante, a velocidade média também é constante e igual à velocidade instantânea (v).
A função que representa a relação entre posição e tempo e define a velocidade constante, com o móvel percorrendo distâncias iguais em intervalos de tempos iguais é: x = v.t + x0
O MRU pode ser dividido em progressivo e retrógrado: quando o móvel está a favor da orientação da trajetória, v>0 e o movimento é progressivo; já quando o móvel está contra a orientação da trajetória, v<0 e o movimento é retrógrado.
O experimento teve como objetivo realizar o reconhecimento do MRU; determinar a velocidade média de um móvel, obtendo-se a posição deste em função do tempo; construir o gráfico da variação da posição em função do tempo e também da velocidade em função do tempo; e determinar a equação horária do móvel através de suas