Relatorio mru
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FISICA I
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
ACADÊMICO(S): ISABELA DE ANDRADE A. FERNANDES RA: 76766 LUCAS YAGASHI CAMPANA RA: 69769 MARIANA RODRIGUES UBIALLI RA: 76196
TURMA: 02 PROFESSOR: DANIEL GARDELLI
MARINGÁ 30/03/2012.
Resumo: O experimento teve como objetivo conhecer a equação do movimento de um móvel em trajetória retilínea e aprender a interpretar os resultados via gráficos, considerando também a teoria de erros, fazendo assim uma análise dimensional para determinar a dimensão da constante de proporcionalidade.
Introdução: Neste relatório estudaremos o movimento retilíneo e uniforme na prática, utilizando os conceitos teóricos da física básica, obtendo dados experimentais e interpretando resultados gráficos, para que encontremos uma equação do espaço percorrido em função do tempo, desconsiderando o atrito e imperfeições mecânicas dos objetos envolvidos, para descrever um movimento retilíneo sobre uma superfície horizontal.
Desenvolvimento Teórico: O movimento retilíneo uniforme (MRU) é quando o móvel percorre uma trajetória retilínea, apresenta velocidade escalar constante e não possui aceleração (a=0), como a velocidade escalar é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo no movimento uniforme, a velocidade escalar média é igual à instantânea.
Na reta MRU situamos uma origem O, onde estará um observador que medirá a posição do móvel x no instante t. As posições serão positivas se o móvel está à direita da origem e negativa se está à esquerda da origem. De modo geral, a função horária do movimento retilíneo uniforme (v) pode ser calculada pela distância (S e S0), baseando-se no tempo (t), S = So + v.