Relat Rio Ondas
Bruna Trindade Schlosser
Centro de Engenharias – Universidade Federal de Pelotas
Engenharia Sanitária e Ambiental
Rua Almirante Barroso, 1734 – Centro - Pelotas – RS Bruna.schlosser@hotmail.com
Resumo. As ondas são perturbações oscilantes de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direção perpendicular à direção de propagação da onda. Exemplo de ondas transversais incluem ondas em uma corda e ondas eletromagnéticas como as ondas da superficie de uma lâmina de água.
Palavras chave: Ondas transversais; Velocidade de propagação; Freqüência; Tensão.
Introdução
Uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. As ondas podem ser transversais, longitudinais e mistas.
No experimento realizado verificou-se as ondas transversais que são aquelas em que a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação da onda, exemplos incluem ondas numa corda e ondas eletromagnéticas
A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.
Comprimento de onda representa a distância que separa dois pontos consecutivos que se encontram na mesma posição de vibração. A freqüência representa quantas oscilações completas uma onda dá a cada segundo, sendo uma oscilação completa o que representa a passagem de um comprimento de onda. Amplitude representa o máximo afastamento, durante a oscilação, em relação à posição de equilíbrio.
Equação 1 cita a frequência. (1)
Freqüência representa quantas oscilações completas uma onda dá a cada segundo. Uma oscilação completa representa a passagem de um comprimento de onda.
Sua unidade é Hertz (Hz). Equação 2 representa o cálculo da