Relatório Eletrodo de Sacrifício
CURSO ENGENHARIA CIVIL http://www.fag.edu.br DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS – CTM
PROFESSOR: JANES CACIANO FROZZA
ACADÊMICOS: DOUGLAS ELIAS EVELYN JHULIA
ELETRODO DE SACRIFÍCIO
CASCAVEL, 01/09/2015
ELETRODO DE SACRIFÍCIO
OBJETIVO
Mostrar como o eletrodo de sacrifício age, protegendo outros metais.
RESUMO
Para a realização deste experimento, primeiramente foram lixados 4 pregos retirando todas suas impurezas, logo após foram depositados os mesmos em copos plásticos preenchidos com H2O, 3 desses pregos foram fixados com metais diferentes com a função de proteger os pregos da oxidação. Este sistema ficou em repouso durante 7 dias, onde ao final 3 dos pregos sofreram oxidação, e apenas o prego revestido com Zn (Zinco) não ocorreu mudanças.
INTRODUÇÃO
Eletrodo de sacrifício serve para proteger outros metais menos nobres da corrosão. Estruturas de metal sofrem oxidação com o passar do tempo, e para retardar esse processo natural é comum usar o eletrodo de sacrifício, colocando-o em contato com esse metal a ser protegido.
MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAIS UTILIZADOS
4 copos de água de 180 mL,
4 pregos de ferro (não galvanizados),
Fio de nylon,
1 pedaço de zinco metálico,
1 pedaço de fita de magnésio,
1 pedaço de fio de cobre 4mm,
Palha de aço.
REAGENTES UTILIZADOS Água (H2O).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foram polidos 4 pregos com palhas de aço. Após serem polidos, limpamos eles com guardanapos para retirar qualquer substância que pudesse interferir no experimento, feito isso, os pregos foram manuseados sem contato direto com os dedos, com um guardanapo, de forma a evitar que houvesse alguma interferência no experimento.
Foi amarrado com uma linha de nylon em um prego (Zn), no outro (Mg), e em outro (Cu), restando ainda um prego. Logo após o polimento, foi colocado no copo 1 o primeiro prego, que serviria de controle, e foi enchido o copo até que o prego ficasse totalmente