Relatório Metais de Sacrifício
CASCAVEL, 03 DE AGOSTO DE 2015
1-TÍTULO: Proteção metálica através de eletrodo de sacrifício.
2. OBJETIVO: Proteger metais menos nobres com eletrodo de sacrifício.
3. RESUMO: Primeiramente, foram colocados 5 pregos polidos em 5 béqueres com ¾ de água em cada um deles. Cada prego tinha unido a si um metal diferente para comprovar experimentalmente quais os metais que podem servir de eletrodo de sacrifício.
4. INTRODUÇÃO: Descrição de toda teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese própria dos vários livros e artigos consultados. Evite rodeios. O objetivo do trabalho deve aparecer no último parágrafo da introdução, podendo ficar separado desta para maior destaque.
5. MATERIAIS E MÉTODOS: 5.1) Materiais
1) 4 copos de água de 180 mL.
2) 4 pregos de Ferro (Não galvanizados).
3) fio de naylon.
4) 1 pedaço de zinco metálico.
5) 1 pedaço de fita de magnésio.
6) 1 pedaço de 10 cm de fio de cobre 4mm
5.2) Reagentes Utilizados:
1) Água destilada (H2O)
2) Oxigênio (O2)
5.3) Procedimento Experimental: O procedimento desenvolveu-se da seguinte forma:
Primeiramente, os pregos foram preparados com um procedimento de “polimento”, que consiste em retirar qualquer impureza da superfície dos pregos esfregando um pedaço de palha de aço, com o cuidado de segurá-los apenas com um guardanapo para que não entrasse em contato com a pele e acabassem sendo contaminados com qualquer impureza. Logo após o polimento, foi colocado no copo 1 o primeiro prego, que serviria de controle, e foi enchido o copo até que o prego ficasse totalmente submerso. No copo 2 foi colocado o segundo prego, com o zinco amarrado de maneira que ficasse em contato direto com o prego (Permitindo a troca de elétrons). No copo 3 foi colocado o terceiro prego com o magnésio enrolado em torno do prego (Permitindo a troca de elétrons). No copo 4, foi colocado o último