ENGENHARIA CIVIL
LINCON SANTOS
RAFAEL FERNANDES BEZERRA JOSÉ LUIS SANTOS PINHEIRO ERICH NINOMIYA
CORROSÃO
MOGI DAS CRUZES, SP
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 3
METODOLOGIA 3
PROCEDIMENTO 4
RESULTADOS 5
CONCLUSÃO 6
BIBLIOGRAFIA 7
1.Introdução:
O estudo dos metais define que cada elemento metálico possui um tipo de reatividade dependendo do meio ao qual este está exposto, sendo um exemplo a reação do ferro com a água liberando hidróxido do ferro e hidrogênio, já quando o Ferro é corroído numa reação este libera em solução íons Fe3+. Muito se estuda sobre o efeito de corrosão de metais, pois podendo evitar ou minimizar esse tipo de reação de forma mais econômica o possível é muito útil. Já existem várias formas de evitar a corrosão de metais como exemplo, a pintura dos mesmo, a utilização de metais de sacrifício e o envolvimento do metal em graxa ou óleo.
2.Objetivos:
O objetivo deste trabalho é evidenciar qual prego sofrerá corrosão dentre várias situações às quais está submetido e qual metal dentre os utilizados protegerão o
Material
3.Metodologia
.Materiais e Reagentes: Neste experimento utilizaremos os seguintes materiais e reagentes:
-Pipetagraduadade10mL
-Pisseta
-Tubos-de-ensaio
-Pipeta-volumétrica
-Pera
Suporte-para-tubos
-Pinça-metálica
-Becker
-Água-da-torneira
-Água-destilada(H2O
-Pregosde5cm
-Solução-de-Cloreto-de-Sódio
-Ácido-Sulfúrico-pouco-concentrado
4.Procedimento
Primeiramente identifica-se cada tubo de ensaio de 1 a 10 e insere todos eles no suporte para tubos de ensaio, em cada um dos tubos será adicionado os reagentes conforme,abaixo:
1º tubo – Adiciona-se com a Pisseta aproximadamente 7,5 mL de Água destilada em um tubo de ensaio e introduz o prego em meio a solução e com uma pipeta graduadaadiciona-se1mLdeFerricianetodePotássio.
2º tubo - Coleta-se com um Becker água da torneira e com uma Pipeta Graduada adiciona-se 7,5 mL desta em um tubo de