EDi
O Eletronic Data Interchange — ou EDI — é uma solução que proporciona a troca estruturada de dados através de uma rede entre empresas. Sua principal funcionalidade consiste na coleta e na transformação automática de informações, sem que elas precisem ser reintroduzidas no sistema. Na área logística, o EDI facilita muito a comunicação entre os diversos parceiros em uma mesma cadeia de suprimentos, tornando o processo rápido, fácil, transparente e menos suscetível a erros de preenchimento manual de dados. Dedicamos este artigo a analisar mais de perto os principais benefícios oferecidos pelo EDI logístico, que vem prestando auxílio a diversas empresas do ramo e, por isso mesmo, já marca uma presença forte no Brasil. Então não fique de fora, confira agora mesmo:
Centralização de processos
Muitas empresas que atuam no ramo logístico contornam diariamente dificuldades como a multiplicidade de formas na recepção e no envio de documentos com grande variedade de layouts. Com o EDI, toda troca de informações, desde a emissão de uma instrução de transporte até o recebimento da mercadoria, é automaticamente traduzida e padronizada, de modo que o documento é entregue ao destinatário no respectivo layout que ele deseja receber.
Automação
Sabemos que a inserção manual de dados é uma atividade extremamente repetitiva, que pode muito bem ser automatizada, reduzindo, assim, custos administrativos ao se reduzir o tempo gasto em atividades meramente operacionais. Outro aspecto que merece ser mencionado é a redução da probabilidade de erros no registro das informações, podendo causar prejuízos incalculáveis.
Relacionamento
Um meio de comunicação central que padroniza o tráfego de dados evita desentendimentos e aprimora a qualidade do relacionamento entre os parceiros no âmbito da cadeia de suprimentos. É importante destacar também a melhoria no aspecto da transparência, um valor ético fundamental no contexto do mercado nos dias de hoje.