Relatório CTM Proteção Metálica e Eletrodo Sacrifício
PROTEÇÃO METÁLICA E ELETRODO SACRIFÍCIO
CASCAVEL, 03/08/2015
1. TÍTULO
Experimento 01: Realizado em 03/08/2015.
Técnicas de Laboratório: Proteção Metálica e Eletrodo Sacrifício.
2. OBJETIVO
Treinar as técnicas laboratoriais que envolvem o uso de materiais durante a experimentação.
3. RESUMO
O desenvolvimento da prática, compreendeu em dois procedimentos distintos, onde o primeiro foi o polimento de 4 pregos com esponja de aço e limpeza. No segundo procedimento enchemos 4 copos de água destilada com uma quantidade que cobrisse o prego, então foi fixado em cada um dos pregos os metais: zinco, magnésio e cobre. Então os pregos foram mergulhados em cada um dos copos com identificação numérica de 1 a 4. Apenas um dos pregos ficou sem metal fixado. Em outra etapa, após 7 dias verificamos o ocorrido em cada um dos pregos.
4. INTRODUÇÃO
Considerando a necessidade de integração da prática com a teoria, principalmente na química, é de fundamental importância o desenvolvimento de práticas experimentais em laboratório. A experiência prática, possibilita ao aluno o uso de métodos, técnicas, instrumentos de laboratórios, assim como, permite o desenvolvimento e ligação dos conceitos teóricos apreendidos em sala de aula.
O ambiente do laboratório de química, trata-se de um local onde a realização dos experimentos, garantem a segurança, pois todos os materiais necessários estão adequados, proporcionando assim o desenvolvimento do trabalho com as devidas precauções. Sendo assim, é importante a familiarização do aluno com os procedimentos, operações e técnicas a serem desenvolvidas nos processos químicos. O desenvolvimento das duas atividades (procedimentos) permitiram inserir o aluno no processo de manipulação dos materiais utilizados, assim como proporcionou o entendimento dos processos químicos como visto na última prática realizada.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
No desenvolvimento das